A Associação Nacional dos Analistas Jurídicos do Ministério Público da União, Conselho Nacional do Ministério Público e Escola Superior do Ministério Público da União – ANJUR – foi criada em 18.03.2024, em assembleia virtual, com a participação de 63 analistas jurídicos.

Na mesma assembleia, foi eleita, para um mandato de dois anos, a primeira Coordenadoria da ANJUR, que tem à frente, como Coordenadora-Executiva, Alice Maria da Silva do Nascimento, analista jurídica do Ministério Público do Trabalho, no Rio Grande do Norte.

A constituição da ANJUR foi precedida da reunião espontânea e orgânica de centenas de analistas jurídicos em grupos virtuais durante dois anos. A heterogeneidade dos seus integrantes – uma vez que lotados nos quatro ramos do Ministério Público da União e com representação em todas as instâncias da instituição e unidades federativas do país – assim como a pluralidade de ideias imprimiram o ritmo das discussões virtuais e, após longo período de debates e reflexões, perceberam a necessidade de sua organização coletiva.

Nesse contexto, construiu-se o consenso sobre a imprescindibilidade de uma associação de classe para que, de modo independente e norteados pelas especificidades das suas atribuições legais, os analistas jurídicos pudessem representar seus interesses e buscar melhorias em termos de valorização profissional, condições de trabalho e outros aspectos relevantes para a carreira junto à administração superior do Ministério Público da União, ao Poder Legislativo e à sociedade civil.

Em atenção às especificidades do cargo, a ANJUR nasce para defender os direitos e representar os interesses dos analistas jurídicos na busca inadiável pela valorização da carreira e por melhores condições de trabalho.

Ademais, a ANJUR tem por um de seus fundamentos de atuação o artigo 7 da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho, que prescreve a necessidade de negociação entre as autoridades públicas de interesse e as organizações de trabalhadores da Administração Pública para a fixação das condições de trabalho.

Para além do perfil corporativista característico das entidades classistas –, também são objetivos da ANJUR o fortalecimento do Ministério Público, o aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito e a plena observância dos direitos humanos.

Objetivos estatutários da ANJUR: