Na tarde do dia 27/06/2025, a ANJUR teve a satisfação de participar de reunião ocorrida entre Analistas Jurídicos da Procuradoria da República no Rio de Janeiro e seu Procurador-Chefe, Dr. Sergio Luiz Pinel Dias. A reunião foi uma iniciativa dos Analistas Jurídicos da PR-RJ para tratar de questões locais e contou com a presença da ANJUR a convite dos colegas, sugestão prontamente acolhida e incentivada pelo Dr. Sergio.
Foi uma excelente oportunidade para a ANJUR apresentar-se formalmente ao Procurador-Chefe, expondo sua história, seus objetivos e destacando importância dos Analistas Jurídicos na instituição. Ressaltou-se a categoria é a única, além dos membros, cujos servidores ingressaram no MPU por meio de concurso público de nível superior em Direito, o que naturalmente atraí maior complexidade de suas funções. Destacou-se, também, que o trabalho a que estão submetidos os analistas está cada vez maior em volume e complexidade, como apontam dados extraídos – e já veiculados- do “MPF em números”. Também foi abordada a relevante diferença de tratamento em comparação a analistas jurídicos de outros órgãos do Poder Executivo, do Poder Legislativo e até mesmo do Poder Judiciário, onde, por atuarem em gabinete, frequentemente percebem funções gratificadas (FCs), realidade que não é a mesma para a maioria dos Analistas Jurídicos do MPU.
Na pauta local, foram apresentadas pelas três Analistas Processuais e associadas da ANJUR, Carolina Mendonça, Fernanda Spinola e Vanessa Fraga, demandas específicas, como: a necessidade de melhor regulamentação do trabalho dos Analistas durante substituições entre ofícios de membros; a reivindicação de solução para evitar que, durante as férias, acumulem as funções do assistente de gabinete, o que acarreta sobrecarga de trabalho; entre outras questões locais relevantes.
A ANJUR agradece imensamente a confiança dos Analistas Jurídicos da PR-RJ, que nos convidaram a integrar esse diálogo tão importante, e ao Dr. Sergio Pinel, pela receptividade e escuta ativa. Parabenizamos, ainda, a iniciativa dos colegas, que, de forma espontânea, buscam soluções coletivas para questões que impactam o dia a dia da nossa carreira. A ANJUR nasceu desse espírito de união e participação e reafirma seu compromisso de seguir atuando em defesa dos interesses e da valorização dos Analistas Jurídicos do MPU.